terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Suicídio - O que leva uma pessoa a desistir

Direito à Vida

Suicídio - O que leva uma pessoa a desistir


Por Marise Jalowitzki
10.janeiro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/01/suicidio-o-que-leva-uma-pessoa-desistir.html


O Direito à Vida é um bem inalienável. Não é ao caso que, neste mundo caótico, cresça a preocupação com os desesperados. No facebook, há poucas semanas, foi criado um serviço de amparo aos que pensam em desistir. Esta e outras ações representam um passo MUITO louvável de solidariedade e pode tornar-se efetivo na busca de mais respeito ao outro, mais tolerância, entendimento e compreensão


Muitas pessoas pensam - ou já pensaram - em se suicidar, como forma de "solucionar" seus problemas. O grau de desespero, NAQUELE INSTANTE, é tamanho que parece não haver outra saída. Por vezes é patológico, a pessoa já traz dentro de si um alto grau de desistência frente aos desafios que a vida impõe A TODOS, mesmo que em graus diferentes.


Há pessoas, sim, que fazem tempestade em copo d'água. Outras, nem um copo d'água (físico ou emocional) possuem em meio a tempestade. Coloco aqui o copo d'água como símbolo de amparo, aconchego e compreensão.


Ninguém pode saber exatamente o QUANTO o outro está sofrendo, qual o grau de angústia que carrega. O que pode parecer pequeno para alguém, não o é necessariamente para outro.


Nesta página de links, vou colocar alguns artigos atinentes ao tema. Sem intuito socorrista, sem pretender me colocar em um grau de compreensão qualquer. Apenas como ser humano. E dizer, para os desesperados: FORÇA, CORAGEM! ESTE INSTANTE TAMBÉM PASSA! Depois, parece que o nó afrouxa e as coisas continuam, com seus problemas, sim, mas parecem menores. 


E você está vivo!
-------

Leia mais em:



Medicamentos usados para tratar
Deficit de Atenção - TDAH -
podem acarretar depressão e ideias suicidas 


TDAH - Remédio pode desenvolver ideia suicida como efeito colateral

27.fevereiro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/02/tdah-remedio-pode-desenvolver-ideia.html 






Zuckerberg, o criador do Facebook crê
poder ajudar os candidatos a suicidas
a partir de agora - Telegraph

Facebook inaugura serviço para prevenir suicídio - Índice é maior em época de Natal
13.dezembro.2011
Natal - Rua 25 de Março, em
São Paulo - Pessoas se
acotovelam na ânsia de comprar

Natal - Festa de Consumo e Angústias
Por Marise Jalowitzki e Miguel Arcanjo
07.dezembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/natal-festa-de-consumo-e-angustias.html






Idoso - Monetarização do Idoso - Pixar
Para ver o short film da Pixar, clique o link no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=1m7dcbIKvlw

MONETARIZAÇÃO DO IDOSO - Natal Presença

Por Marise Jalowitzki
21.dezembro.2010
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/12/monetarizacao-do-idoso-natal-presenca.html


Natal e suicídios - Maior número
ocorre nesta data

NATAL E SUICÍDIOS  - Você sabia que o maior número de suicídios ocorre nesta data? 


Ajude a promover a Vida

Rio Grande do Sul lidera índice nacional de suicídios 
Por Marise Jalowitzki
07.dezembro.2010

VALORIZE A VIDA!
CURTA O QUE VOCÊ É!
VOCÊ É EXATAMENTE DO JEITO QUE DEVERIA SER!
ACEITE-SE!
ABRACE MUITO E VIVA FELIZ!

Grau de insatisfação e infelicidade
no trabalho está ligado ao número de suicídios





TRABALHO, SUICÍDIO E FELICIDADE





Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 


22 comentários:

  1. o que leva uma pessoa a desistir é a falta de esperança... vc percorre, por anos a fio, atras de alcançar objetivos e falha! seus parentes e conhecidos te olham como fracassado... tudo concorre para que as coisas sejam ainda mais dificeis. é quando vc olha, friamente a situação e se pergunta: continuar pra quê? mais humilhações, solidão, sentimento de impotencia... Continuar pra quÊ?

    ResponderExcluir
  2. festas, confraternizações, alegrias, e vc sem ânimo nenhum... sem vontade de ver ninguém, musicas natalinas doem o coração... pessoas alegres e vc com o coração vazio. tantos planos de preparar a casa o coração para o natal e quando chega as vesperas, a casa está do mesmo jeito, o coração, vazio, a caixa postal vazia. o telefone não toca. ninguém liga. vc é um nada... ficar por aqui para quê? Que seus sonhos se realizem e que vc tenha prosperidade. Deus fala a todo instante palavras lindas de consolo, mas o coração não toca... só chora! as pessoas fracassadas cansam de tentar tanto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto isso a muito tempo,e nunca muda,é ai que penso em sumir pra sempre
      e falo pra Deus que eu sou uma obra inútil que ele criou se é que ele criou ou se ele existi
      mesmo,a mente de que vive angustiado e solitário não acredita em muita coisa.

      Excluir
    2. o que posso dizer para os angustiados: não sei, mesmo, qual é o Plano, porque, verdade verdadeira, ninguém sabe! Se é que existe um!!! Se eu pder deixar um relato qualquer, qualquer um, que valha de alguma coisa para um coração desesperado é: não entre nessa de machucar o corpo, que dirá silenciá-lo! Invente qualquer coisa! Esta angústia paira no ar e os mais sensíveis a sentem! É muito ódio no planeta, muita destruição, muita morte, muita tristeza! Muita ganância e muita exploração! Pouco Amor e pouca Compreensão! Daqui, deixo um Abraço!! Também estive, até a pouco, "mordendo paredes" - como digo - depois de ter recebido uma atitude bem hostil de uma pessoa que, teoricamente, deveria ser apenas gentileza pelo cargo que ocupa! Depois de me alimentar (mesmo sem vontade) com muito verde e batata doce, liguei p outra pessoa que, ao atender, me disse: "Pra que tudo isso, vida pra que?" Sim, amigos, a tristeza paira no ar e os mais sensíveis acabam percebendo e absorvendo. Conversamos um pouco mais até que ela comentou que esticou um barbante entre dois postes e amarra....pedaços de maça e, quando tem, mamãe, para os passarinhos comerem. Começou há três dias e eles já se acostumaram! Agora chegam todos os dias, à mesma hora.... ela teve de desligar pois...estava na hora de dar comida aos pequenos animais! Rimos da importância da vida! E é isso! Vale pelo que fazemos aos mais frágeis, vale pelo que fazemos aos que necessitam de nós! Adotem um cão de rua, um gatinho sem dono, plantem seus próprios tomates-cereja! Parece besteira, mas ajuda pra cara,ba! E não esqueçam de colocar pimenta e salsinha na comida. Ajuda muito! Em solidariedade, recebam meu apreço!

      Excluir
  3. Aos dois queridos "Anônimos": Continuar pra que? orque amanhã será um novo dia! "Anos a fio para alcançar objetivos" de quem foram os objetivos? Seus mesmo? Ou foram "estabelecidos" pelos parentes, pelos afetos, pelos que lhe são caros? E, mesmo que você "Anônimo 1" acredite totalmente que os objetivos eram seus mesmo, o que VOCÊ QUERIA SER, se não deu certo, é porque O CERTO será andar por outras estradas ou atalhos!! As coisas não correm, muitas e muitas vezes, do jeito que pensamos, sonhamos e nos preparamos. Mas, SEMPRE, há um novo caminho, ainda não conhecido, caminho DO BEM, esperando ser percorrido!!! SE FAMÍLIA te olha "atravessado", ELES precisam rever seus conceitos de fracasso e sucesso. ESTAR JUNTOS já é um SUCESSO e uma VITÓRIA! Se ELES ainda não entenderam isso, que o afeto, a força de um abraço, um copo de água compartilhado, quando TANTOS no mundo não tem sequer isso, já é um super brinde e uma super festa!!!

    Humilhações? MUDE de cenário! Tente ficar um pouco com a sua própria e linda companhia!! Natal acabou virando uma festa de comércio e de cobrança. Não vale a pena sofrer pelo Natal, não! Nem nunca!!! Outro dia ainda estive ouvindo uma canção do Guilherme Arantes: "Afinal, a gente sofre de teimoso quando esquece do prazer!" Alguns teimam a vida inteira em tentar satisfazer as expectativas DOS OUTROS. Vida é muito mais simples!!! Ventinho suave, brisa, anoitecer, amanhecer, sons da natureza. Anjo da Guarda! Beijos procê!!! Continue que AQUI mesmo, na Terra, tem muita coisa linda para desfrutar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que posso responder por eles porque me indentifico muito com oque eles escreveram, eles continuam porque assim como eu tem muito medo de morrer, e vivem uma vida miserável como se fosse uma mera obrigação, e ninguém pensa em se matar porque coisas estão ruins de 2 semana pra cá, querem se matar porque as coisa estão sempre ruins, não importa o quanto você se esforce, passam-se 10, 15 anos e tudo continua igual.

      Excluir
    2. com minhas 6 décadas de vida, querido Anônimo, também tive passagens em minha vida em que quis morrer. Duas vezes tentei suicídio mas, DIGO COM TODAS AS LETRAS, GRAÇAS A DEUS não deu certo!!! Ninguém vive em um mundo de maravilhas, há muitas pessoas e linhas espiritualistas que dizem que este é um planeta de provas e expiação, não de alegrias continuadas. O QUE APRENDI: a dar valor às pequenas coisas, a agradecer pelo que tenho; aprendi a descobrir que, às vezes, uma ação sutil, mesmo de quem passa pela nossa vida rapidamente, ou do voo de uma ave, que solta um canto perto de nós, de um gato de alguém que deita em nosso colo, uma semente que se esforça em nascer e, mesmo numa planta fraquinha, nos dá um único tomatinho cereja.... tantas coisas!!! A gente aprendeu a esperar coisas MUITO boas de determinadas pessoas (que nem sempre conseguem nos dar) e a ser como as pessoas querem que a gente seja (mesmo que elas próprias não saibam ser como querem nos impor). Enfim, hoje posso dizer que vale a pena, sim, a experiência de estar vivo(a). Sem me arvorar o juízo de ser alguém "safo", que "manja tudo", deixo à disposição um livreto que escrevi, que se chama "Perdendo o Medo, Ganhando Motivação!" - e tem também um outro que leva como título "Lidando com o Vampirismo em nossas relações interpessoais" - dei o nome de "vampirismo" para aquelas situações onde as pessoas (ou ambientes) em que estamos, nos retiram as forças a ponto de nos deixar sem energia e sem vontade de viver. E dicas de COMO FAZER para mudar isso em nossas vidas, não nas deles. Se quiser, entra em contato via e-mail marisej@terra.com.br que te envio. FORÇA, AMIG@ E BOLA PRA FRENTE!!!! Muitos beijos e desejos de bem aventurança!!!

      Excluir
  4. ... e a casa dá para arrumar outro dia, viu? Anjo da Guarda e o ANIVERSARIANTE não ligam para casa arrumada, nem para lembranças. Eles querem saber DE VOCÊ, tranquilo, sereno, de bem consigo mesmo. Ou, no máximo, nostálgico e reverente.Pode ir dormir mais cedo, para acordar cedinho também e vivenciar a beleza de uma manhã silenciosa e plena de luz!!! Um prato com aveia e o sol na pele (pegando vitamina D) dão um ânimo danado!!! Experimente! Tenham a certeza, Dois "Anônimos", que em quase 6 décadas já deu muito choro e sorriso em minha vida!!! Somos todos fases! Desistir, nunca! Aquietar-se por vezes, sorrir sempre que dá!!! Bola pra frente!!!

    ResponderExcluir
  5. E, amigos, revisem quais são os remédios que estão tomando, pois alguns tem como efeito colateral a indução ao suicídio! Da mesma forma a inalação de agrotóxicos, como está explicado em um dos chamamentos no artigo desta página. Também o tipo de alimentação que ingerimos. O sol que não tomamos em nossos corpos (diariamente são necessários 10min, senão precisa complementar com vitamina D). Cuidem disso!!!

    ResponderExcluir
  6. Sempre há quem precisa de nós!! Independente se a Vida continua depois ou não!!

    ResponderExcluir
  7. Mais ou menos assim!
    "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da vida, a rir-se da honra, a ter medo de ser honesto e continuar vivendo." Adaptação Na frase de Rui Barbosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo verdade, amigo! Muitas vezes, nesta minha longa existência, conheci este limiar. Agra, enquanto existir uma gotinha de indignação, é preciso perseverar! Pelos pequenos, pelos indefesos, por aqueles que sabem bem menos do que nós. Eles precisam ter acesso a verdades, para, então, decidir! Enquanto a oferta maior, pelos poderosos, for apenas o engano, a ilusão, a mentira, não podemos desisitir. Isso não tem nada de heróico, tem de compromisso! Sempre que vejo uma criança, um adolescente (e mesmo um adulto) sendo vergonhosamente enganado, sinto que não é hora de jogar a toalha!! Abs

      Excluir
  8. A vida poderia ser melhor, e só há desigualdades. A vida me parece bela quando olho a sua formação e complexidades. Mas frequentemente sinto vontade de deixar o mundo. Quando paro pra analisar a forma como a vida tem sido levada por nós, mentiras e ilusões, tenho vontade de desistir. Você só é bom pra maioria, caso esteja a nível dos padrões estabelecidos, e a formação da vida genuína parece-me cada vez mais distinto. Não estamos usando nossa faculdade humana, que me parece ser pra isso, buscar de fato o mais saudável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens TODA a razão em tudo que dizes, Anônimo! Até na vontade de desistir! Só que esta vontade de desistir não pode, nem deve, significar "quitar-se a vida"! Embora muitos e muitos conceitos falem em "coragem", em "determinação", em "dar um basta", em "mostrar ao mundo toda a sua podridão", isto de nada e em nada vai contribuir! Aquietar-se quando dóis demais, recolher-se, lamber suas feridas e só retornar a "ser normal" quando se sentir mais forte!
      Porque é bem assim mesmo!
      Nas mentes mais despertas e sensíveis, a vontade de sumir é cíclica. É o que agora todos os especialistas alopáticos chamam de "depressão"... entender que isto é fruto de um corpo e mente sensíveis e que é justamente desta sensibilidade que o mundo carece, pode levar a uma pergunta libertadora:
      "E quando esta crise passar, o que vou fazer?"
      Mesmo que nenhuma ideia venha à mente, continuar fazendo esta pergunta a si mesmo como que "orienta" o cérebro para uma saída, para o vislumbre de que esta tristeza e desencanto são passageiros!
      Nunca se vai perder a noção da pequenez circundante, pois ela existe, é real. A maioria das pessoas está alienada e não pensa por si, apenas reage ao que a grande midia (e todas as suas formas de manifestação) bombardeia todos os dias.
      Mas, o que os sensíveis precisam é permanecer fortes, vivos, atentos, alertas. Mesmo sendo poucos, são os arautos da evolução necessária!
      Força, Foco e Fé!!

      (E procura te observar para identificar quando as crises começam a se aprofundar. Para alguns, é mais da lua crescente para a cheia (por aqui temos até mesmo pesquisas psicológicas e psiquiátricas realizadas, que indicam um maior número de suicídios mais perto da lua cheia). Também perto das datas festivas, onde as desilusoes e sentimentos de solidão e isolamento são mais fortes, igualmente pressionados pela propaganda, consumo, presentes, noção de "vencer" aliado a "ter"... essas coisas loucas.

      Tudo passa. Fica a nossa essência. A consciência de fazer - e de ter feito - o seu melhor, não o que dizem que deveria ter sido!!

      Abraços!

      Excluir
    2. Há momentos na vida difíceis de serem suportados, em que a única vontade que sentimos é de chorar, pois parecem arruinar para sempre nossa vida. Quando um destes momentos chegar, lembre-se que ainda não chegou o fim, que a sua história ainda não acabou e que ainda há esperança. Corrie Ten Boom disse: "não há abismo tão profundo que o amor de Deus não seja ainda mais profundo". Jesus te ama e ele te ama de verdade. Ele não precisa provar o amor dele por você, porque Ele já o provou quando morreu em uma cruz por você. Precisa de uma prova maior? Quando ganhamos o céu, o restante que vem é lucro. E se nada mais vier, ainda assim teremos vantagem. Pense nisso!

      Excluir
    3. Na passagem pelo deserto tudo é difícil. Lá está a angustia, o medo, a necessidade, a solidão, por lá as expectativas são frustradas, os sonhos não são realizados, e a vontade de desistir prevalece. A passagem pelo vale assusta porque o vale é um lugar de abandono, aonde as pessoas se esquecem de você. No vale você não tem amigos, não tem parentes; no vale você aprende a estar a sós com Deus. No vale você ora, chora, geme, clama, busca, e passa pelo estreito de Deus. No vale você aprende a ser obediente, você luta como Jacó lutou até ao raiar da manhã. Mas, logo depois de passar pelo vale você chega ao monte. No monte tudo é lindo e maravilhoso. No monte você consegue ver por onde passou e então glorifica a Deus por ter te amparado todos aqueles dias. No monte a visão é diferente, ampla, você olha e diz: verdadeiramente Deus esteve comigo e não me desamparou. Onde você está? No deserto? No vale? Ou no monte? Em qualquer dessas fases que você estiver passando, saiba que Deus esta contigo. Que Deus te abençoe. Amém!

      Excluir
  9. não existe sentindo continuar ! passar a infância e adolescência sem amigos e sofrendo xingamentos e agressões trancado dentro de casa. sem irmão sem ninguém , eu nunca escutei um '' eu te amo '' meus pais nunca disseram isso pra mim ! Deus existe acho que não ! , pois nunca foi mal para ninguém e mesmo assim só desprezo agora ! dane-se esse mundo cheio de maldade e perversão e ódio ! orar nunca mudou nada na minha vida, eu no fundo acreditava MAS nunca acontecia nada daí comecei a questionar se existiria deus mesmo !! eu queria acreditar, mas não dá mais !! boa sorte pra vocês que ficam eu desisto !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se estás a ler este recado, Anônimo, leia-o até o fim. Os momentos de desespero são bem pesados e ainda mais sob a influência da lua cheia, que exacerba todos os sentimentos e emoções! Luta, amigo(a), que depois melhora. Uma das coisas que tem ajudado muita gente - inclusive esta que vos fala - é o chá de alecrim. Faz e toma. Deita e procura apenas isso: ficar! ficar contigo mesmo(a)!

      Excluir
    2. a experiência de viver não precisa, necessariamente, ser uma experiência fantástica. Quase nunca é! mas perseverar dá conhecimento, dá entendimento, fornece compaixão, pelos outros que também sofrem e precisam do apoio de quem permanece mais tempo!
      Sim, pois o que é a vida de uma formiga, de um traça, de uma borboleta, em relação à nossa?
      Em uma dessas madrugadas solitárias e insones que já tive em minha vida, lembro de uma em que levantei e me dirigi à sacadinha, onde tinha uma planta e lá, em meio às folhas, vi duas minúsculas "luzinhas" brilhando, sob influxo da lua indireta da lua cheia. Era uma borboleta, no desespero contorcionista de se livrar do casulo!!! No breve momento em que nossos olhos se comunicaram, pude sentir muita coisa e aprender outras tantas:
      - tudo é temporal e impermanente
      - mesmo sem entender, temos uma missão a cumprir, que podemos ou não cumprir
      - os momentos de esforço que parecem estar além de nossas capacidades, sempre dão lugar a períodos de alguma trégua.
      - no final, ajudando os outros, sente-se uma sensação de validade que é a expressão do próprio afeto que te está sendo negado neste momento, amigo(a)!

      Excluir
    3. procura ter um animalzinho como pet, preferencialmente um cãozinho vira latas, que já sofreram a dor do abandono e da rejeição.
      Sinceramente, daqui, fico torcendo pra que consigas!!
      Depois dos 3 dias, a partir de hoje, tudo vai melhorar.
      E te fortalece com o chazinho de alecrim, de caneça, de ginseng...come bastante pipoca, grãozinhos em geral...evita o açucar (especialmente o refinado), evita os refrigerantes e a comida industrializada. E, pra tentar melhorar o sono, chá de erva cidreira ou maracujá, mesmo que deixe meio atordoado. E ficar deitado as 8 horas, se espreguiçando, ainda que não durma integral.
      Abraços de compartilhamento!
      Força!

      Excluir
    4. Eu acredito no sol, mesmo quando não ilumina. Eu acredito no amor, mesmo quando não o sinto. Eu acredito em Deus, mesmo quando permanece calado. (Desconhecido)
      Às vezes o propósito de Deus, não é do jeito que a gente espera. Deus pode permitir o choro, mas depois Ele te consola. Deus pode permitir a dor, mas depois Ele te cura. Deus pode permitir a prova, mas Ele te recompensa no final. Deus pode permitir a queda, mas depois te levanta. Deus pode permitir a seca, mas depois te manda a chuva. Deus permite a luta para te dar a vitória.

      Excluir